Tempo de leitura: 2 minutos
O empréstimo pessoal é uma das opções de crédito voltadas para quem precisa de dinheiro de maneira rápida e descomplicada. Os motivos para solicitar o empréstimo pessoal são diversos, mas geralmente estão relacionados à quitação de dívidas ou à aquisição de bens.
Entenda melhor como funciona o empréstimo pessoal
Compreender o funcionamento do empréstimo pessoal é simples, mas caso tenha dúvidas, aqui estão informações essenciais:
- O empréstimo pessoal é uma linha de crédito individual, ou seja, destinada a pessoas físicas e normalmente oferecida por instituições financeiras, como o BRAS e as lojas BRAS!.
- Não há um valor fixo para o empréstimo; ele pode variar conforme o perfil do cliente. Se você for correntista de um banco, pode ter um limite pré-aprovado. No entanto, se precisar de um valor maior, será necessário entrar em contato com a instituição financeira.
- O valor emprestado deve ser devolvido em parcelas determinadas, com a aplicação de juros definidos no contrato firmado no momento da solicitação.
Em resumo, o empréstimo pessoal consiste em obter dinheiro emprestado e devolvê-lo com acréscimo de juros à instituição credora. Muitas vezes, os juros dessa modalidade são mais atrativos do que os de outras dívidas, como as do cartão de crédito ou cheque especial.
Os juros do cheque especial, por exemplo, podem ultrapassar 300% ao ano, enquanto os do crédito rotativo chegam a até 800% ao ano. Já os juros do empréstimo pessoal giram em torno de 60% ao ano, o que torna essa alternativa uma escolha popular para quem precisa pagar dívidas, reformar a casa ou adquirir um veículo.
Como pedir um empréstimo pessoal?
Solicitar um empréstimo pessoal é fácil. Basta fazer o pedido pelo app do BRAS, ou pelos canais oficiais da instituição e Lojas BRAS.