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Você sabia que pode ser um dos beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está disponível para idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou para pessoas com necessidades especiais (PNE) e garante o pagamento de um salário mínimo mensal.
Além desse benefício, é possível acessar o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado pelo BRAS. Para isso, é necessário desbloquear o benefício no portal Meu INSS.
Veja como realizar o desbloqueio:
Passo 1: Acesse o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br);
Passo 2: Insira seu CPF e senha;
Passo 3: Clique na opção “Novo pedido”;
Passo 4: Procure pelo serviço desejado (empréstimo consignado);
Passo 5: Solicite o desbloqueio do benefício.
A partir deste passo, serão exibidas informações importantes sobre as regras do consignado. Leia atentamente e confirme se todas as condições estão de acordo para prosseguir.
Caso o benefício tenha sido concedido nos últimos 90 dias, é necessário aguardar o prazo antes de solicitar o desbloqueio.
Nas etapas seguintes, será necessário confirmar dados pessoais, de contato e o Número do Benefício (NB). Além disso, você deverá informar como prefere acompanhar o processo.
Documentos necessários para o desbloqueio:
Para efetuar o desbloqueio, é indispensável que o requerente seja o titular da aposentadoria ou pensão ou, em casos específicos, um representante legal. É possível que sejam solicitados os seguintes documentos:
- Documento de identidade com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
- CPF;
- Termo de Representante Legal (se aplicável).
Atenção aos selos de validação do gov.br:
Os beneficiários que desejam desbloquear o benefício pelo Meu INSS devem ter o selo prata ou ouro no sistema gov.br.
- O selo bronze é o nível básico e permite acesso a serviços limitados. Pode ser obtido com a validação via CPF ou pela Previdência Social.
- O selo prata tem validação avançada, feita presencialmente no balcão do INSS, pelo internet banking ou biometria cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
- O selo ouro é obtido por meio de validação biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou por certificado digital, que associa o usuário a chaves criptográficas.
Caso prefira utilizar o serviço digital, durante o requerimento será necessário apresentar um documento de identificação com foto. Se for representado por outra pessoa, os documentos do procurador ou representante legal também serão exigidos.
Para quem não puder realizar o procedimento pelo Meu INSS, é possível ligar para a Central do INSS, no telefone 135, e agendar atendimento presencial em uma Agência da Previdência Social (APS). Ao agendar, mencione que o serviço necessário é o “Atendimento Especializado”.
Seguindo as orientações disponíveis no Meu INSS, o desbloqueio do benefício pode ser realizado de forma prática e segura.