Tempo de leitura: 2 minutos
Para garantir a segurança do consumidor, os cartões de crédito são enviados bloqueados para o endereço informado. Dessa forma, é necessário realizar o desbloqueio do cartão antes de usá-lo pela primeira vez.
Como desbloquear meu cartão?
Para desbloquear o cartão de crédito, é necessário tê-lo em mãos, ou seja, é importante aguardar a entrega do cartão em seu endereço. Somente após recebê-lo, o titular pode realizar o desbloqueio através de um desses métodos:
Central de Relacionamento
Muitas instituições financeiras oferecem um número no próprio cartão ou na carta de envio para que o titular faça o desbloqueio. Nesse caso, basta ligar para o número indicado e escolher a opção de desbloqueio, fornecendo os dados solicitados.
Caixa Eletrônico
Caso o banco possua agência com caixa eletrônico, o titular pode se dirigir até um desses locais, inserir o cartão e seguir as instruções na tela para confirmar e desbloquear o cartão de crédito.
Aplicativo do banco/cartão
Outra opção é realizar o desbloqueio através do aplicativo do banco ou do cartão. Na área dedicada a cartões, o titular deve confirmar o recebimento do cartão e fornecer as informações solicitadas. Em poucos minutos, o cartão estará pronto para ser utilizado.
No caso do cartão BMG, por exemplo, basta acessar o aplicativo do BMG e conversar com a Duda, a assistente virtual. Ela orientará sobre o passo a passo para realizar o desbloqueio do seu cartão de forma segura.
Outros tipos de bloqueio de cartão de crédito
Além do bloqueio inicial por segurança, existem outras situações que podem levar o cartão a ser bloqueado temporária ou permanentemente. Confira abaixo:
- Três tentativas erradas de senha, o que pode causar o bloqueio permanente por suspeita de uso indevido, fraude ou roubo;
- Dados cadastrais desatualizados junto à instituição financeira;
- Roubo ou furto do cartão;
- Bloqueio temporário solicitado pelo próprio cliente para controle de gastos.
Nesses casos, é necessário entrar em contato com a instituição financeira, por telefone ou aplicativo, para solicitar o desbloqueio ou novo bloqueio do cartão.