Tempo de leitura: 3 minutos
O cartão de crédito se destaca como o principal meio de pagamento utilizado no Brasil. Recentemente, um estudo sobre formas de pagamento apontou que os brasileiros são os maiores usuários de cartão de crédito na América Latina.
De acordo com a Minsait, a empresa responsável pela pesquisa, 81,6% dos consumidores brasileiros utilizam o cartão de crédito com frequência, um número superior ao de outros países da região, cujos índices ficam entre 60% e 70%.
A praticidade, rapidez e liberdade oferecidas pelo cartão de crédito atraem um número crescente de usuários ao redor do mundo, apesar das taxas de juros. Contudo, o limite de crédito nem sempre é do agrado dos titulares. Normalmente, ele é determinado por uma análise que leva em conta fatores como renda, score e outras variáveis. Caso você queira aumentar o limite do seu cartão de crédito, veja a seguir algumas dicas:
Atualize sua renda
De maneira geral, as instituições financeiras concedem o limite de crédito no cartão com base na sua renda. Essa relação entre crédito e renda visa garantir que você consiga quitar a fatura mensalmente. Alguns bancos adotam a regra dos 30% de limite com base na renda do titular, ou seja, quanto maior for a sua renda, maior será o limite do cartão de crédito.
Por isso, para aumentar o limite, é importante entrar em contato com a instituição financeira emissora do cartão, seja por canais de atendimento ou pelo aplicativo, e manter sua renda ou salário atualizados.
Pague sua fatura em dia
Evitar o parcelamento da fatura e o uso do crédito rotativo demonstra para a instituição financeira que você, como titular do cartão, tem uma vida financeira organizada. Manter a pontualidade no pagamento integral da fatura até a data de vencimento garante mais vantagens ao solicitar um aumento de limite.
Cuide do seu score de crédito
O score de crédito é uma pontuação que avalia a sua capacidade de pagamento. Essa pontuação varia de 0 a 1000 pontos e leva em consideração fatores como idade, renda mensal, estado civil e registros no SPC e Serasa. De maneira simplificada, quanto mais baixo o score, maiores são as chances de inadimplência.
Portanto, é fundamental fazer seu cadastro em uma das plataformas de medição de score, manter os dados atualizados, quitar dívidas em atraso e acompanhar a evolução da pontuação.
Use mais o seu cartão
Um dos fatores que influenciam o aumento do limite de um cartão de crédito é a necessidade do consumidor. Se você deseja aumentar o limite, mas não utiliza o limite já disponível, a instituição pode perceber que essa necessidade não é real.
Por outro lado, se você utiliza o seu cartão regularmente e atinge o limite disponível, a empresa entenderá que você realmente precisa de um aumento de limite.
Essas são algumas dicas para ajudar no aumento do limite do seu cartão de crédito. No entanto, vale destacar que cada instituição financeira possui suas próprias regras e critérios para determinar o limite de crédito.
Portanto, uma conversa com um gerente ou atendente pelo aplicativo, explicando sua situação e o motivo do pedido de aumento, pode ser a solução. Lembre-se de manter as faturas em dia, o nome limpo e os dados cadastrais e financeiros atualizados.