Tempo de leitura: 6 minutos
Atualmente, existem várias opções de cartão de crédito para pessoas negativadas. Conheça essas alternativas, suas vantagens e desvantagens, e como podem ser uma solução para quem enfrenta dificuldades financeiras.
Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 61 milhões de brasileiros estão com o CPF negativado. Ao observarmos essa estatística por região, o Norte apresenta o maior índice de inadimplência proporcional, com 47,2%, seguido pelo Centro-Oeste (42,4%), Nordeste (40,2%), Sudeste (37,4%) e, por último, o Sul, com 35,5%.
A situação financeira dessa grande parcela da população fica bastante comprometida, dificultando o acesso ao crédito em várias instituições financeiras. Conseguir um cartão de crédito com nome sujo, por exemplo, é algo que se torna um verdadeiro desafio, uma vez que as operadoras de cartão costumam consultar os órgãos de proteção ao crédito durante a análise.
Sendo o cartão de crédito uma das formas de pagamento mais populares no Brasil, a ausência desse meio de pagamento pode gerar grandes dificuldades no cotidiano. No entanto, algumas opções de cartão de crédito para negativados estão disponíveis no mercado, oferecendo alternativas viáveis para esse público. Descubra as opções, suas vantagens e desvantagens.
Características do cartão de crédito para negativado
Como alternativa para pessoas com CPF negativado, que ainda precisam de crédito, existem os cartões de crédito para negativados. Embora a maioria dos bancos exija uma análise rigorosa de CPF e outros dados, algumas instituições financeiras optam por não consultar o SPC ou o Serasa.
Esses cartões de crédito para negativados geralmente são oferecidos nas modalidades de cartão pré-pago ou cartão de crédito consignado. A principal preocupação dos bancos é garantir o pagamento dos valores consumidos, oferecendo essas opções de crédito, que oferecem maior segurança ao credor.
Vantagens do cartão de crédito para negativado
O acesso a um cartão de crédito, mesmo para quem está com o CPF negativado, é uma grande vantagem. Com esse cartão, serviços essenciais, como recarga de celular, transporte por aplicativos e serviços de assinatura, tornam-se acessíveis.
Algumas opções oferecem benefícios adicionais, como taxas de juros mais baixas para aposentados e pensionistas do INSS (no caso do cartão de crédito consignado), ausência de taxa de anuidade, aceitação tanto no Brasil quanto no exterior, possibilidade de saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, acúmulo de pontos no programa de recompensas e maior controle sobre os gastos através de aplicativos bancários.
Desvantagens do cartão de crédito para negativado
Apesar de facilitar a vida financeira do brasileiro em diversos aspectos, o cartão de crédito para negativado pode apresentar desvantagens, especialmente em relação às taxas de juros, que frequentemente são mais altas do que as de outros cartões de crédito convencionais. Isso ocorre devido ao risco maior de inadimplência, já que as financeiras não têm garantia de que receberão os valores devidos.
Para aposentados, pensionistas do INSS ou servidores públicos, o cartão de crédito consignado se mostra uma boa opção. Nesse caso, o valor da fatura é descontado diretamente da conta em que o cliente recebe sua aposentadoria ou salário, o que garante o pagamento da dívida, permitindo que as taxas de juros sejam menores.
Cartão de crédito consignado Bmg
O cartão de crédito consignado Bmg é uma excelente alternativa para quem está em busca de um cartão de crédito para negativado. Não é necessário comprovar renda ao solicitar o cartão, e ele está disponível para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, uma vez que o pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento.
Com a bandeira Mastercard, o cartão oferece o benefício do programa de vantagens Mastercard Surpreenda, que garante descontos em serviços de empresas parceiras. Além disso, ele pode ser usado internacionalmente e possibilita saques na rede de caixas eletrônicos Banco 24 horas.
Dicas para organizar a vida financeira
É claro que muitas das 60 milhões de pessoas com o CPF negativado estão em busca de uma maneira de organizar sua vida financeira e deixar para trás a inadimplência. A seguir, apresentamos algumas dicas essenciais para quem deseja sair do vermelho:
Conheça suas dívidas
O primeiro passo para alcançar a estabilidade financeira é identificar todas as dívidas que você tem. Com isso, será possível entender quais são as mais urgentes, as que possuem as maiores taxas de juros e quais podem ser pagas com uma amortização.
Abandone a inadimplência
Somando todas as dívidas em atraso, procure negociar com os credores para limpar seu nome. Se possível, utilize o crédito consignado, que oferece juros mais baixos, para quitar as pendências.
O que leva seu dinheiro embora?
Identifique as causas que estão fazendo seu dinheiro desaparecer. Será que as compras por impulso são um problema? Você tem dificuldades para dizer “não”? Está gastando demais com energia elétrica ou água? Ao perceber esses fatores, busque maneiras de controlar esses gastos.
Quais seus objetivos financeiros?
Ter uma vida financeira organizada vai além de simplesmente garantir que o dinheiro chegue ao fim do mês. Esse processo também está relacionado com a realização de objetivos maiores, como conquistar um sonho ou investir em projetos futuros. Ter clareza sobre esses objetivos pode ajudá-lo a se manter focado.
Comece a poupar e investir
O maior sinal de uma vida financeira organizada é a criação de uma reserva de emergência para imprevistos ou investimentos em ativos que gerem rendimento mensal. Poupar e investir são os pilares de uma vida financeira saudável e estável.